A
Carta
à Igreja em Tiatira
Satanás
estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às
igrejas.
Ele tinha sinagogas em Esmirna (2:9) e Filadélfia (3:9), e um trono em
Pérgamo
(2:13). Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a
conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num
ambiente cheio da influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que
lutar e
confiar em Deus, confiante da recompensa para os vencedores.
Ao
Anjo
da Igreja em Tiatira (2:18-29)
A
igreja em Tiatira (18): A cidade de Tiatira estava situada no
caminho
entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa “castelo
branco”), na Turquia. Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na
Europa, era de Tiatira (Atos 16:14), mas não temos mais nenhuma
informação
sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.
A
cidade
de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em
tecidos
(veja Atos 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc.
Havia em
Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às
associações
profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã.
Como
as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários
religiosos,
incluíndo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (uma
deusa
chamada Diana pelos romanos – veja Atos 19:34) e um santuário a sibila
(orácula)
Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de
Tiatira
pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os
discípulos e
incentivava a idolatria e a prostituição.
O
Filho de Deus (18): Esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse.
É comum no Novo Testamento, especial-mente nos livros de João, como
descrição
de Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de
Deus
(veja 21:7; 1 João 3:1,2,10; 5:2; João 1:12; etc.) Aqui, a expressão
obviamente se refere a Cristo.
Olhos
como chama de fogo (18): Jesus tem olhos poderosos e penetrantes
(veja
1:14; Daniel 10:6).
Pés
semelhantes ao bronze polido (18): Ele tem força para castigar e
até
esmagar os seus inimigos (veja 1:15; Daniel 10:6).
Jesus
conhecia
e elogiava as qualidades boas da igreja em Tiatira (19):
●
Obras/serviço/últimas
obras mais numerosas do que as primeiras – A igreja em Tiatira
era uma
congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais
ativa no
serviço a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas
suas
obras (Tiago 2:14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na
obra
do Senhor” (1 Coríntios 15:58), pois Deus nos criou para boas obras
(Efésios
2:10).
●
Amor
– O princípio fundamental na vida do cristão (Mateus 22:37-40).
Faltava amor em Éfeso (2:4), mas Jesus viu esta qualidade boa em
Tiatira.
●
Fé
– Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a
sua fé.
As pessoas podem ser identificadas conforme a sua fé. Há crentes e há
incrédulos,
e não pode existir comunhão entre os dois (2 Coríntios 6:14-15).
●
Perseverança
– O bom solo produz fruto com perseverança (Lucas 8:15), uma
qualidade
freqüentemente incluída nas características que definem os servos de
Deus
(Colossenses 1:11; 2 Timóteo 3:10; 2 Pedro 1:6). A tribulação produz
perseverança (Romanos 5:3-4; Tiago 1:3-4,12).
Jesus
viu,
também, problemas na igreja em Tiatira. Ele fez uma crítica severa:
Tenho,
porém, contra ti... (20): O problema principal da igreja em
Tiatira foi
uma atitude tolerante em relação a uma falsa profetisa. É possível que a
mulher realmente chamava-se Jezabel, mas é mais provável que Jesus tenha
escolhido este nome por representar toda a maldade da mulher do rei
Acabe no 9º
século a.C. Ela teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o
povo à
idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os
cristãos
às práticas de idolatria e prostituição (ou imoralidade sexual literal,
ou
impureza espiritual). Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas
sacrificadas a ídolos, uma prática condenada que representa comunhão com
os
demônios (veja Atos 15:20,29; 1 Coríntios 10:20-22).
O
problema
da igreja foi a sua tolerância dessa falsa profetisa. O povo de Deus
deve
repreender e rejeitar falsos mestres (Efésios 5:11; Romanos 16:17-18;
Gálatas
1:6-9; Tito 3:10-11). A igreja em Tiatira, possivelmente enfatizando o
amor ao
ponto de esquecer da pureza de doutrina, tolerava esta falsa mestra.
Devemos
sempre lembrar que a sabedoria de Deus é mais importante do que a paz
com
homens (Tiago 3:17; Mateus 10:34-38).
Dei-lhe
tempo para que se arrependesse... (21): Jesus é longânimo e
paciente
(Romanos 2:4). Ele deu tempo suficiente para Jezabel se arrepender, mas
ela não
quis.
Eis
que a prostro de cama...(22): Esta não é a cama da prostituição
(ela
já se deitava naquela cama de livre vontade), mas a cama de doença e
sofrimento. Jesus forçaria esta mulher e seus cúmplices a se deitarem na
cama
de tribulação (veja Mateus 8:14; 9:2).
Matarei
os seus filhos (23): Pode ser que ele se refere literalmente aos
filhos
da profetisa, mas a palavra “filho”, freqüentemente, se refere às
pessoas
que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes
de Abraão
são aqueles que praticam as mesmas obras (João 8:39) e os filhos do
diabo são
aqueles que imitam as obras dele (João 8:44). Da mesma maneira, é
provável
que os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguem os ensinamentos e
praticam as
obras dela. Se não se arrependerem, Jesus mataria os malfeitores.
Todas
as igrejas conhecerão... (23): O castigo divino tem vários
propósitos.
Um destes, obviamente, é o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus
prometeu
matar as pessoas que praticaram a idolatria e a prostituição, caso não
se
arrependessem. Mas há um segundo motivo atrás deste castigo. A morte de
alguns
serviria de alerta para outros. As igrejas entenderiam que Jesus
realmente sabe
de tudo que acontece, e que ele julga retamente segundo as obras de cada
um.
Observamos a importância da disciplina divina para deter o pecado dos
outros.
Veja alguns exemplos: Acã (Josué 7; 22:20); Ananias e Safira (Atos
5:11); A
correção pública de pecadores (1 Timóteo 5:20). Nós devemos aprender as
lições
dos pecados do passado, e considerar as conseqüências da desobediência.
Na
última
parte desta carta, Jesus oferece encorajamento aos cristãos em Tiatira.
O
encorajamento aos demais de Tiatira
(24):
Ele já falou sobre os filhos de Jezabel. Agora ele encoraja os outros,
os discípulos
fiéis que não aceitam a doutrina dela e não participam do conhecimento
das
“coisas profundas de Satanás”. Algumas pessoas não buscavam as
“profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10) pois queriam conhecer as
profundezas do diabo. Pode ser uma referência à busca de conhecimento
profundo
(mas não da revelação da palavra de Deus) típica dos gnósticos.
Outra
carga não jogarei... (24-25): Manter a pureza no meio da
influência
negativa em Tiatira e sob pressão de falsos ensinamentos como o de
Jezabel já
seria difícil. Jesus não exigiria mais do que isso. Ele não permite que
seus
servos sejam tentados além de suas forças (1 Coríntios 10:13).
Ao
vencedor (26): O vencedor é aquele que guarda as obras de Cristo
até ao
fim. Novamente, ele destaca a necessidade da perseverança, mesmo quando
enfrentamos tribulações.
Autoridade
sobre as nações (26-27): Os cristãos perseguidos foram vítimas da
maldade dos homens poderosos deste mundo, até do poder do governo. Mas
os
vencedores dominariam sobre as nações com o poder do Ungido de Deus
(compare a
linguagem deste texto com Salmo 2:8-9). Jesus daria aos fiéis o
privilégio de
participarem deste vitorioso reino messiânico (veja 5:9-10; Romanos
5:17; Efésios
2:6).
A
estrela da manhã (28): Jesus é a estrela da manhã (22:16; veja 2
Pedro
1:19). Qual maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia
iluminado para sempre pela luz de Jesus?
Quem
tem ouvidos, ouça (29): Como nas outras cartas, Jesus encerra
esta com
um apelo aos ouvintes. Prestem atenção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário