Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

No deserto


"... foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado..." Mateus 4:1
Estar no deserto pode se entender como estar sendo provado. Muitos pensam que as provações, os desertos na vida de um cristão, sejam fruto de desobediência ou fracasso na vida. Mas não é isso. É claro que pecado e desobediência podem conduzir a dificuldades, mas nem sempre as dificuldades são conseqüência de erros.
Será, então, que alguém que obedece a Deus, que está cheio da presença do Senhor, pode passar por situações de deserto? Para responder quero examinar o texto que fala da tentação do Senhor Jesus.
Jesus estava em desobediência? Vemos que imediatamente antes ele havia sido batizado por João Batista, tendo alegado que "... assim nos convém cumprir toda a justiça." Jesus estava na perfeita vontade de Deus e de nada podia ser acusado pelos homens.
Será que Jesus estava distante de Deus? Vemos pelo texto de Mateus 4 que o Espírito Santo mesmo dirigiu Jesus ao deserto. Ele estava na direção de Deus.
Tempos de prova acontecem para que o ministério seja formado em nós. Muitos querem ser líderes e ministrar sem passar pelas experiências profundas com Deus que o deserto proporciona. O próprio Jesus esteve no deserto antes de iniciar seu ministério.
Foi só após o deserto que Jesus começou a preparar seus discípulos. Se você não passar por provas e alcançar profundidade com Deus não poderá liderar e preparar seguidores.
No deserto Jesus esteve em luta: luta contra o diabo. Nossa luta é contra principados e potestades. Ele não ordenou que descesse fogo dos céus para derrotar o diabo, mas usou a palavra.. Também nós devemos lutar com a arma da palavra de Deus. Há pessoas que não buscam a palavra e sua autoridade, e assim mesmo querem lutar contra o diabo com as mãos vazias.
O Espírito enganou-se ao levar Jesus para ser tentado? Não. Jesus, no deserto, estava enfrentando as dificuldades humanas, precisava vencer como homem. Podemos ter a mesma vitória que ele teve ali. A cada tentação ele respondeu com a palavra necessária.
Satanás tentou Jesus em seu livre arbítrio. Seria pecado fazer um milagre e transformar pedras em pães? Não, mas Jesus não estava ali para fazer sua própria vontade ou seguir as sugestões do diabo, e sim para fazer a vontade do Pai. Você também pode rejeitar fazer a vontade do inimigo, usando a palavra.
"Se você é filho de Deus..." Esse era o desafio do diabo. Mas Jesus não tinha que provar nada para satanás. Não precisamos provar nada nem aceitar sugestões do inimigo. O diabo conhece nossas necessidades e apresenta soluções para nossas carências. Não aceite o que ele lhe propõe. Espere o momento de Deus, pois Ele tem o melhor para sua vida.
Satanás usou a Bíblia para tentar Jesus. Muitas tentações surgem embrulhadas em papel gospel e com dedicatórias "bíblicas". Você pode ser tentado antes e depois dos cultos e em situações envolvendo pessoas e coisas de igreja. Procure discernimento para perceber o que vem de Deus e o que vem do diabo.
A tentação se apresenta como solução imediata: "Está vendo estes reinos? Não precisa morrer por um reino, eu lhe dou tudo isto agora mesmo!" A tentação de ter as coisas rapidinho, sem esperar amadurecer, sem esperar o tempo de prova, leva muitos a tropeçar. Como Jesus não aceitou, nós também temos poder para resistir, sem dobrar nossos joelhos diante do inimigo para acelerar o processo.
Ao sair do deserto Jesus havia vencido o orgulho, o desejo da carne e a fraqueza humana. Fez isso para que conhecêssemos o poder disponível para vencermos também. Hebreus 2:18 diz que "... Naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer aos que são tentados." E Hebreus 4:15 confirma que ele pode "...compadecer-se de nossas fraquezas, tendo sido tentado em todas as coisas, mas sem pecado."
Como você está se saindo no deserto? Decepcionado, derrotado? Jesus saiu vitorioso, e está dizendo: "Eu posso ajudar você, porque eu venci!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário